Just Landed: Menus da Família Real: Colecção do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança

Os menus, hoje vulgarizados em festas de família e de amigos e em banquetes oficiais, e de indiscutível utilidade no funcionamento dos restaurantes, são, por natureza, documentos de finalidade imediata e, portanto, de vida efémera. 

No entanto, o cuidado e a arte com que foram sendo executados ao longo dos tempos, evocando memórias aprazíveis, sob várias perspectivas, têm vindo a garantir o prolongamento da sua vida útil, tornando-os objectos de colecção.” 

É desta forma que a obra apresenta a relevância dos documentos de que se ocupa, documentação de interesse, entre outras, para a história da alimentação, e em que podemos contar com autoria do reconhecido especialista Virgílio Nogueiro Gomes, a que se juntam as Directora Maria de Jesus Monte e a Arquivista Marta Páscoa. 

O catálogo da coleção de menus da família real (1882-1910) é precedido de uma contextualização sobre o surgimento e a função dos menus, complementada por um capítulo que sobre o estudo da alimentação e o Arquivo da Casa Real. 

Os 682 menus do fundo conservado no Paço Ducal de Vila Viçosa, muitos dos quais ilustrados pelo próprio Rei D. Carlos I, permitem ao leitor acompanhar o quotidiano da Família Real de forma singular. 

No lançamento desta obra a Diretora da Casa-Museu refere que “no caso particular desta obra, são contadas as histórias da mesa, da alimentação e dos produtos que eram servidos ao rei” e deixa o desafio: “Nesta casa existe material e informação para ser desbravada e dada a conhecer.” 

Conheça um pouco mais sobre esta obra aqui

 

#bibliotecaESHTE #comunidadeESHTE #historiadaalimentacao #ESHTEinvestigacao  

#MBCB #familiarealportuguesa #menus #fundacaocasadebraganca 


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search