As Coleções Especiais da Biblioteca da ESHTE

Este ano a Biblioteca Celestino Domingues criou no seu fundo documental as chamadas “Coleções Especiais” constituídas por coleções provenientes de duas doações particulares – Celestino Domingues e Pisany Burnay cobrindo diversas temáticas com enfase nas áreas do turismo, hotelaria e restauração.

Trata-se sobretudo de documentos que, pela sua relevância temática ou compromisso para com o doador, são objeto de uma abordagem distinta da do restante acervo e têm especial importância para a pesquisa e investigação no âmbito das diferentes áreas lecionadas na ESHTE.

Entre as responsabilidades das bibliotecas, estão a conservação e preservação do património histórico, cultural, social, entre outros, com o intuito de contribuir para a construção da nossa memória. Assim, podemos encontrar ambas as coleções em áreas reservadas, com maior segurança, sob condições mais restritas de acesso e uso.Parte está ainda a ser objeto de tratamento documental e de ações de conservação e preservação e a sua consulta é de carácter estritamente presencial.

Por outro lado, atendendo à fragilidade ou raridade de alguns documentos, sempre que a legislação em vigor o permite, considerando a necessidade informacional dos nossos utilizadores e privilegiando o livre acesso à informação, a Biblioteca tem vindo a disponibilizar alguns destes documentos em formato digital.

A pesquisa sobre o conteúdo destas duas coleções pode ser feita através do catálogo da Biblioteca aqui.

#bibliotecaeshte #biblioteca #library #livros #books #coleções #colection #bbBCD #ESHTE #ESHTEInvestigacao #turismo #tourism @bibliotecaeshte


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.