Are you a tourist?

A Biblioteca esteve ontem na inauguração da exposição ‘Are you a tourist?’, visitável a partir de 12 de julho, sexta-feira, no Padrão dos Descobrimentos, e recomenda uma visita a uma exposição que, como refere Maria Cardeira da Silva, uma das curadoras da exposição, “representa uma provocação às pessoas que viajam e àquelas que recebem os turistas, que estão predispostas a pensar sobre o mundo”.

A visita à exposição permite, segundo a curadora Marta Prista, apreciar “objetos que contam histórias de encontros turísticos, que caracterizem o objetivo das viagens, as motivações de cada um”.

Como menciona o folheto que acompanha a visita, a exposição “é um convite antropológico à reflexão sobre as próprias práticas turísticas, sobre a arbitrariedade dos limites do que é ser turista, contrapondo-o com residentes e com outras figuras modernas em mobilidade de lazer, ou não.”

A interpolação aos visitantes faz-se em diferentes momentos, que vão desde a contemplação de um navio de cruzeiros desde um banco de jardim, de costas para o Bairro da Jamaica, à reprodução de murais de arte urbana, passando ainda pelo visionamento de filmes com os testemunhos de visitantes e residentes que nos seus discursos nos dão as suas respostas à questão que dá o mote à exposição.

 

 

 

 

 

 

 

A história do turismo é o foco do núcleo de um número alargado de objetos expostos ao jeito dos antigos ‘gabinetes de curiosidades’ representativos de viagens e turismo, que procuram mostrar a evolução das práticas turísticas, em Portugal e no mundo, nos últimos 50 anos. Este espaço reúne igualmente um filme e documentação variada que visa dar a conhecer as experiências de cinco mulheres que no Estado Novo não podiam viajar sem autorização dos homens.

É precisamente neste núcleo que Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) através do Museu Virtual do Turismo (MUVITUR) teve o prazer de participar, a convite da  organização, com a exposição de algumas das peças que fazem parte do seu catálogo.


   

 

 

 

 

 

 

Aproveite para visitar e refletir, até 15 de Dezembro!

#ESHTE #MUVITUR #bibliotecaeshte #exposicao #exhibition #tourism #turismo #antropologiadoturismo #anthropologyof tourism #padraodosdescobrimentos #crianosmedia

 


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.