A ESHTE no RCAAP

Tanto as instituições de ensino superior como os docentes e investigadores têm múltiplas vantagens na publicação dos seus trabalhos em Acesso Aberto o que se traduz num exponencial aumento da visibilidade e do impacto da investigação desenvolvida.

Recordando a semana do Acesso Aberto, comunicamos os resultados estatísticos do Repositório Científico da ESHTE desde a sua criação, no ano de 2012, até ao final de 2018. Podemos observar um substancial acréscimo na consulta e download de documentos (ver infográfico abaixo).

A Biblioteca gere o Repositório Científico da ESHTE que existe desde 2012, parte integrante do RCAAP. A produção científica presente no Portal RCAAP é disponibilizada através de diversas ferramentas de pesquisa tais como:

B-ON

A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) permite o acesso da comunidade académica nas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de um substancial número de publicações científicas internacionais de diferentes editoras.

ESHTE RCAAP

Google académico (Google Scholar)

O Google Académico é utilizado para pesquisar informações de natureza académica na internet, incluindo artigos, livros, conferências e teses.

OpenAIRE infrastructure

Portal que facilita o acesso aberto a 25 milhões de publicações, 1 milhão de dados, 14 000 fornecedores de conteúdos e 18 financiadores interligados para uma pesquisa integrada.

Motores de pesquisa

Todos os conteúdos dos repositórios são também indexados pelos motores de pesquisa comuns, como o Google, Yahoo, Sapo, Bing que são, geralmente, a fonte mais frequente de acesso aos repositórios.

 


#ESHTEbiblioteca #ESHTEInvestigacao #ESHTEresearch #ESHTE #biblioteca #bibliotecauniversitaria #academiclibrary #rcaap #acessoaberto #openaccess #bbBCD 
@bibliotecaeshte

 

 


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.