A ESHTE no RCAAP
Tanto as instituições de ensino superior como os docentes e investigadores têm múltiplas vantagens na publicação dos seus trabalhos em Acesso Aberto o que se traduz num exponencial aumento da visibilidade e do impacto da investigação desenvolvida.
Recordando a semana do Acesso Aberto, comunicamos os resultados estatísticos do Repositório Científico da ESHTE desde a sua criação, no ano de 2012, até ao final de 2018. Podemos observar um substancial acréscimo na consulta e download de documentos (ver infográfico abaixo).
A Biblioteca gere o Repositório Científico da ESHTE que existe desde 2012, parte integrante do RCAAP. A produção científica presente no Portal RCAAP é disponibilizada através de diversas ferramentas de pesquisa tais como:
A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) permite o acesso da comunidade académica nas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de um substancial número de publicações científicas internacionais de diferentes editoras.
Google académico (Google Scholar)
O Google Académico é utilizado para pesquisar informações de natureza académica na internet, incluindo artigos, livros, conferências e teses.
Portal que facilita o acesso aberto a 25 milhões de publicações, 1 milhão de dados, 14 000 fornecedores de conteúdos e 18 financiadores interligados para uma pesquisa integrada.
Motores de pesquisa
Todos os conteúdos dos repositórios são também indexados pelos motores de pesquisa comuns, como o Google, Yahoo, Sapo, Bing que são, geralmente, a fonte mais frequente de acesso aos repositórios.
#ESHTEbiblioteca #ESHTEInvestigacao #ESHTEresearch #ESHTE #biblioteca #bibliotecauniversitaria #academiclibrary #rcaap #acessoaberto #openaccess #bbBCD
@bibliotecaeshte
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
bibliotecaeshte (15 de Fevereiro de 2019). A ESHTE no RCAAP. Eshtoris. Recuperado em 20 de Junho de 2025 de https://doi.org/10.58079/oik8