@bibliotecaeshte no #13BAD

A Biblioteca Celestino Domingues (#ESHTE), associada da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) esteve representada entre os dias 24 e 26 de outubro na cidade do Fundão no 13º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, subordinado ao tema “Sustentabilidade & Transformação” cujas atas divulgamos.

Como membros do Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas de Ensino Superior, no dia 24 de Outubro participámos com o poster / texto integral sobre KIT de Apoio ao Uso Ético da Informação, que teve como objetivo apresentar o KIT de Apoio ao Uso Ético da Informação, ferramenta em desenvolvimento, que será disponibilizada no quadro do plano estratégico para a área da ciência, tecnologia e ensino superior do Plano Nacional de Leitura (PNL) 2027.

citar, referenciar, plágio, recursos de informação, bibliotecas, direitos de autor, licenças, ética da informação, plano nacional de leitura, quote, referencing, plagiarism, libraries, authors rights. licensing, information ethics, nacional reading plan, poster, bad,
Página web a integrar no website do Plano Nacional de Leitura (PNL)
Fonte: Poster apresentado ao 13º Congresso BAD

Por sua vez, no dia 26 de Outubro foi a vez de se “refletir sobre a dinâmica gerada pelo documento orientador Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior. O trabalho de investigação é parte de uma ação mais abrangente levada a cabo pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (GT-BES), da BAD, que pretende implicar os bibliotecários na construção de uma área profissional interventiva e transformadora. As recomendações tiveram em conta a área da formação de utilizadores, em particular em literacia da informação; a área da gestão de conteúdos digitais, incluindo dados e produção científica e a área do apoio direto aos alunos, docentes e investigadores, não descurando os aspetos da gestão dos espaços e dos recursos de informação no seu todo. Dois anos volvidos da sua publicação e divulgação em larga escala, interessa compreender até que ponto este documento foi recebido e introduzido nas práticas e experiências das bibliotecas, aferindo-se o seu impacto através de um inquérito às bibliotecas do ensino superior em Portugal. Poderá ler o texto completo desta participação aqui.

#ESHTEbiblioteca #ESHTE #biblioteca #bibliotecauniversitaria #academiclibrary #gtbes #bad #eticadainformacao #informationethic #rbes #slhe #ensinosuperior #highereducation @bibliotecaeshte


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.