Notas de uma visita ao Sussex Humanities Lab

Reconhecendo que as bibliotecas académicas devem nutrir e potenciar relações fortes e mutuamente benéficas com investigadores no domínio de uma área em franco desenvolvimento – as humanidades digitais – é estrategicamente relevante investir tempo e recursos no reconhecimento de ideias e no estabelecimento de parcerias com vista ao envolvimento das instituições e seus funcionários em projetos colaborativos.

Em setembro de 2018, patrocinada por uma bolsa de mobilidade do Programa Erasmus+ , a Biblioteca da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) teve a oportunidade de se fazer representar numa troca de experiências profissionais com diversos serviços da Universidade de Sussex.

Universidade de Sussex

O Sussex Humanities Lab (SHL) integra o Digital Humanities & Digital Cultural Heritage Working Group (LIBER – Association of European Research Libraries) e trabalha em colaboração com a Universidade de Sussex, em que se integra, a sua Biblioteca e ainda o Arquivo de coleções especiais de Sussex (The Keep), para potenciar o desenvolvimento de investigação sobre o modo como as tecnologias digitais estão a moldar a nossa cultura e sociedade, e sobretudo, a forma como fazemos investigação. Este laboratório visa facilitar o trabalho inovador nas humanidades digitais e desenvolve a aplicabilidade da sua investigação demonstrando a importância da consciencialização da relevância do trabalho nas bibliotecas académicas em prol das humanidades digitais.

Assim, a partilha de experiências e conhecimentos sobre a relação entre as bibliotecas académicas e as humanidades digitais que esta experiência permitiu pode facilitar a materialização de futuros projetos integrados entre a Biblioteca da ESHTE e a instituição e serviços anfitriões. Deixamos algumas notas da visita Eramus+ da @bibliotecaeshte ao @SussexHumsLab, em que aproveitámos para dar um passeio por Brighton num post recentemente publicado no Blog do Sussex Humanities Lab.

Brighton Palace Pier & Brighton Beach

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.