Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

Notas de uma visita ao Sussex Humanities Lab

Reconhecendo que as bibliotecas académicas devem nutrir e potenciar relações fortes e mutuamente benéficas com investigadores no domínio de uma área em franco desenvolvimento – as humanidades digitais – é estrategicamente relevante investir tempo e recursos no reconhecimento de ideias e no estabelecimento de parcerias com vista ao envolvimento das instituições e seus funcionários em projetos colaborativos.

Em setembro de 2018, patrocinada por uma bolsa de mobilidade do Programa Erasmus+ , a Biblioteca da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) teve a oportunidade de se fazer representar numa troca de experiências profissionais com diversos serviços da Universidade de Sussex.

Universidade de Sussex

O Sussex Humanities Lab (SHL) integra o Digital Humanities & Digital Cultural Heritage Working Group (LIBER – Association of European Research Libraries) e trabalha em colaboração com a Universidade de Sussex, em que se integra, a sua Biblioteca e ainda o Arquivo de coleções especiais de Sussex (The Keep), para potenciar o desenvolvimento de investigação sobre o modo como as tecnologias digitais estão a moldar a nossa cultura e sociedade, e sobretudo, a forma como fazemos investigação. Este laboratório visa facilitar o trabalho inovador nas humanidades digitais e desenvolve a aplicabilidade da sua investigação demonstrando a importância da consciencialização da relevância do trabalho nas bibliotecas académicas em prol das humanidades digitais.

Assim, a partilha de experiências e conhecimentos sobre a relação entre as bibliotecas académicas e as humanidades digitais que esta experiência permitiu pode facilitar a materialização de futuros projetos integrados entre a Biblioteca da ESHTE e a instituição e serviços anfitriões. Deixamos algumas notas da visita Eramus+ da @bibliotecaeshte ao @SussexHumsLab, em que aproveitámos para dar um passeio por Brighton num post recentemente publicado no Blog do Sussex Humanities Lab.

Brighton Palace Pier & Brighton Beach

OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
bibliotecaeshte (2 de Novembro de 2018). Notas de uma visita ao Sussex Humanities Lab. Eshtoris. Recuperado em 20 de Maio de 2025 de https://doi.org/10.58079/oik1


Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.