Conhece a Biblioteca Digital da ESHTE?

Boletim Bibliográfico #3 | 2018, Edição Especial

A era digital veio alterar substancialmente a forma como a recolha, a produção e a divulgação da informação se realiza em todas as áreas do conhecimento. Cada vez mais, os investigadores, (e não só), necessitam de utilizar comodamente os recursos disponíveis.

No que diz respeito às bibliotecas em geral, e às bibliotecas universitárias em particular, tem-se assistido a mudanças muitos significativas, embora por vezes pouco visíveis, que implicam um investimento em infraestruturas, recursos e competências. Observamos todos os dias uma multiplicação de recursos digitais de acesso à informação de apoio ao ensino, à aprendizagem e à investigação, exigindo um esforço por parte das instituições e das suas bibliotecas.

O foco deixou de ser nas coleções locais para passar a concentrar-se no fornecimento de acesso a redes nacionais e globais e, ao mesmo tempo, verificamos um esforço centrado na disponibilização de algumas coleções de modo a que estas passem a estar integralmente disponíveis em formato digital, em acesso aberto e gratuito.

Porque umas das mais-valias da Biblioteca Celestino Domingues é a qualidade do seu acervo no que concerne a história e o desenvolvimento da hotelaria e do turismo em Portugal, é neste sentido que também continuamos a trabalhar. Tendo presente a missão da ESHTE na “difusão do conhecimento e da cultura”, considerando o propósito do Acesso Aberto de acordo com os Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable, porque o Conhecimento é de Todos para Todos, depois de uma primeira aposta na digitalização e consequente disponibilização de acesso em Junho de 2016 a parte do acervo documental via Museu Virtual do Turismo (hiperligação), vimos agora dar a conhecer numa edição especial do Boletim Bibliográfico, o património documental entretanto disponibilizado integralmente no nosso catálogo.

Venha conhecer o que nos motiva!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *